como se deve armazenar os rolos emborrachados?

 

 

Resposta: 
Um rolo emborrachado bem cuidado dura anos, trabalhando continuamente, antes de ser recondicionado. Ao contrário, um rolo maltratado tem de ser freqüentemente substituído.
O primeiro cuidado é armazenar os rolos de reserva em local apropriado: limpo, fresco, não muito úmido e livre de fontes de ozônio (motores elétricos, por exemplo). De preferência, os rolos devem estar encapados com papel ou plástico escuro e impermeável.
Os rolos devem repousar na posição vertical, para evitar que empenem. Quando inevitável estocá-los na horizontal, devem ser girados 1/4 de volta a cada 20 dias. Se ficarem muito tempo na mesma posição, apoiados pelas extremidades, sofrerão arqueamento no centro.
Tão importante quanto manter os rolos reserva sempre em condições de uso, é inspecionar periodicamente aqueles em uso. As variáveis mais importantes incluem: a pressão de contato com a chapa ou com outro rolo, o diâmetro, a dureza, o estado da superfície e o estado de limpeza.

Mesmo estocados corretamente, a dureza da borracha pode variar com o tempo, exigindo uma avaliação periódica para evitar que sejam montados na impressora em condições inadequadas.

© 2016 by ROSSI Tecnologia Gráfica. Todos os direitos reservados.