existe algum teste que permite avaliar a printabilidade antes da impressão?

 

 

Resposta:

Sim. Existem instrumentos de laboratório especialmente designados para avaliar as propriedades de papéis, tintas, livros etc., a partir dos quais é possível predizer o seu comportamento futuro em termos de printabilidade e desempenho.

Aparelho de teste de vazão de ar - Equipamento utilizado para avaliar a lisura de papéis de impressão a partir da vazão de ar que passa entre a superfície do papel e a superfície do cabeçote do equipamento.

Aparelho de teste IGT - Instrumento de laboratório que se presta a avaliar quantitativamente a printabilidade de papéis e tintas de impressão, simulando as condições reais dos processos ofsete e rotogravura. Outros aparelhos similares são o Huck e o Prüfbau. Para mais informações (www.regmed.com.br).

Aparelho para teste da puxada - Instrumento utilizado para medir a força necessária para arrancar uma página de livro, submetendo-a a uma puxada na cabeça e no pé, como meio de avaliar a qualidade do processo de colagem da lombada.

Aparelho para teste de abrasão - Equipamento dotado de um disco abrasivo que esfrega a superfície impressa um certo número de ciclos, destinado a medir a resistência do filme de tinta ao atrito.

Aparelho para teste de arrancamento - Instrumento utilizado para avaliar a resistência de um papel ao arrancamento ou à delaminação, por meio de aplicação de tintas com valores de tack graduados.

Aparelho para teste de colagem Cobb - Aparelho empregado na avaliação do grau de colagem de papéis e cartões.

Aparelho para teste de dureza - Equipamento para avaliar o perfil de dureza de uma bobina de papel, tal como o Rhometer e o Schmidt tester.

Aparelho para teste de Elmendorf - Instrumento destinado a medir a resistência de papéis ao rasgo.

Aparelho para teste de lisura Bekk - Equipamento destinado a medir a lisura superficial de papéis e cartões, expressa em mililitros por minuto (ml/min). Outros aparelhos similares são o Bendtsen, o Gurley e o Sheffield.

Aparelho para teste de Mullen - Equipamento dotado de um diafragma de borracha que se expande hidraulicamente, destinado a medir a resistência de um papel ao estouro, expressa em porcentagem <percent Mullen>.

Aparelho para teste de tração de página - Instrumento destinado a medir a força necessária para arrancar uma página de um livro colado.

Densitômetro - Instrumento eletrônico de controle de processo utilizado para medir a densidade óptica de transparências positivas e negativas ou de reproduções impressas. Os densitômetros de reflexão medem a quantidade de luz refletida num ângulo de 90°; os densitômetros de transmissão medem a fração da luz incidente conduzida através de uma transparência positiva ou negativa, sem absorção ou espalhamento; os densitômetros combinados medem as densidades refletidas e transmitidas.

Os densitômetros permitem avaliar a gama tonal de originais ou cópias fotográficas, o ganho-de-ponto, o contraste relativo e a aceitação de um filme de tinta sobre outro <trapping>, a saturação, o erro de tom, a porcentagem de gris e a eficiência das tintas etc.