como se chamam os detalhes que formam os caracteres tipográficos?

 

 

Resposta:

Os diversos detalhes que compõem um caractere tipográfico, chamados elementos de letras, e servem para distinguir uma fonte das outras, são:

Ápice - Parte superior de um caractere onde duas hastes se encontram, como na letra A.

Vórtice - Parte inferior de um caractere tipográfico onde duas hastes se encontram, como no V.

Forquilha - Parte interna de um caractere tipográfico localizada entre as duas hastes de um ápice ou um vórtice, tal como nos pontos internos da letra W.

Olho - Pequena área total ou parcialmente fechada do desenho de certas letras, como no o e no e. Também refere-se à parte superior do tipo que imprime e apresenta o caractere ilegível em relevo.

Arco - Traço curvo de um caractere tipográfico que contorna o olho (espaço fechado), como aquele que forma o centro da letra e; pode ser um arco completo, como na letra o, ou um arco modificado, como na letra a. Refere-se também ao traço curvo de certos caracteres tipográficos que serve de enfeite, como na descendente da letra g de certas fontes.

Haste - Traço vertical ou oblíquo de um caractere tipográfico que constitui o elemento dominante da maioria das letras.

Braço - Traço horizontal ou diagonal que se projeta da haste de uma letra, como no F.

Barra - Braço que conecta duas hastes de um caractere, como na letra H.

Traço - Linha horizontal que corta a haste da letra t. Também refere-se a qualquer parte de um caractere que pode ser desenhada com um só movimento.

Orelha - Traço curto que se projeta da haste ou do olho de uma letra ou outro caractere, tal como nas letras r e g.

Cauda - Porção inferior que pende de alguns caracteres tipográficos, tal como no g, no y etc.

Perna - Parte inferior de alguns caracteres, como no p.

Bico - Meia-serifa do braço horizontal de um caractere tipográfico, ou ponta externa do braço ou da serifa de um caractere, como no E e no F.

Espinha - Principal seção curva da letra S.

Terminal - Acabamento da haste de uma letra, que pode receber diversos tratamentos, tais como: agudo ou em ângulo agudo, côncavo, convexo, estendido, grave ou em ângulo grave, em gancho, pontudo, cortado, reto ou graduado.

Remate - Terminal decorativo da haste de uma letra, tal como um arco, uma farpa, um bico ou um floreado <swash>.

Serifa - Traço curto, geralmente perpendicular, encontrado nas extremidades das hastes dos caracteres tipográficos, que pode variar em comprimento, largura e forma, e contribui expressivamente para o estilo do tipo. As serifas facilitam a leitura, visto que constituem um guia horizontal para os olhos, unindo as letras de uma palavra, principalmente em textos longos.
 

© 2016 by ROSSI Tecnologia Gráfica. Todos os direitos reservados.