como vemos as cores?

 

 

Resposta: 
As cores que vemos devem-se a sensores do olho chamados cones. São dispositivos localizados na retina do olho, que apresentam forma cilíndrica afilada na extremidade, sensíveis às radiações eletromagnéticas compreendidas entre 380 e 700 nanometros. 
Existem três tipos de cones dispostos na região central da retina do olho: cones sensíveis às radiações vermelhas, cones sensíveis às radiações verdes e cones sensíveis às radiações azuis; os cones vermelhos são os mais numerosos e os azuis os menos numerosos; a proporção é cerca de 40:20:1 de cones vermelhos, verdes e azuis, respectivamente; por este motivo o olho é muito mais sensível às radiações vermelhas do que às radiações azuis.
Quando uma radiação eletromagnética da região visível do espectro atinge a retina, os cones filtram as componentes vermelha, verde e azul e as converte em estímulos nervosos que são enviados para o cérebro através do nervo óptico; este, por sua vez, recompõe as cores da cena associando outras informações, tais como: contorno, forma, textura, profundidade etc.

© 2016 by ROSSI Tecnologia Gráfica. Todos os direitos reservados.