o que fazer para reduzir o desperdício de papel?

 

 

Resposta: 
O papel é o principal insumo dos processos de impressão, visto ser o maior responsável pela qualidade do impresso, pelo desempenho do processo e pelo custo de produção. Dependendo do caso, chega a representar entre 15% e 60% do custo. Por isso, todo o esforço para economizá-lo é sempre bem aplicado. Apenas para fins didáticos, vamos dividir o desperdício em dois tipos:
(a) desperdício inevitável - é a quantidade de papel estimada para o trabalho, previsível, paga pelo cliente e aceita como parte da produção, considerada no cálculo da programação e da produtividade, subdividida em três tipos: desperdício de manuseio - apara branca proveniente da capa (embalagem), do toco, sobra ou manta de bobina; desperdício de acerto - perda de papel que ocorre no início de cada novo trabalho, resultante do ajuste da impressora (registro, tonalidade, balanço água-tinta etc.), geralmente em torno de 200 folhas ou 3000 cadernos, dependendo do tipo de serviço; desperdício no virando - perda de papel originada durante a produção devido a paradas normais da impressora ou da máquina de acabamento; o desperdício pode variar entre 2% e 20%, dependendo da tiragem, do tipo de papel, do tipo de dobra e do nível de qualidade exigido.
(b) desperdício evitável (estrago) - refugo causado por avarias durante o transporte e o manuseio do papel ou por erros ou acidentes durante a produção, tais como quebras de bobina, fuga de registro, manchas, decalque e outros.
No primeiro caso, a principal causa de desperdício, sobretudo em máquinas rotativas, é a demora no acerto de tonalidade, por insegurança do impressor ou erros na pré-impressão: concepção dos fotolitos/arquivos (compensação de ganho-de-ponto, balanço de gris, carga de tintas, equilíbrio cromático), montagem errada (fora-de-registro, inversão de cores), copiagem das chapas (afinamento de pontos, camada residual, falta de retoque) e provas incompatíveis (carga de tinta, seqüência de impressão, tipo de suporte).
No segundo caso, quase tudo pode ser evitado com trabalho intensivo de treinamento, prevenção e controle.

© 2016 by ROSSI Tecnologia Gráfica. Todos os direitos reservados.