o que é eletricidade estática?

 

 

 

 

Resposta: 
É o acúmulo de elétrons em materiais dielétricos, tal como o papel, quando sujeitos a fricção, pressão ou separação repentina entre duas superfícies, dificultando a separação entre as folhas e a sua movimentação através da impressora.

O acúmulo de carga eletrostática no papel é favorecido quando a umidade do papel e a umidade relativa do ambiente da sala de impressão estão em níveis muito baixos. Quando o papel sofre ressecamento ao passar através do forno de uma impressora rotativa ofsete ou quando a umidade relativa do ar cai abaixo de 30%, a situação torna-se crítica.

O principais problemas compreendem: {a} alimentação de duas ou mais folhas devido à atração entre elas; {b} desuniformidade na arrumação da pilha de entrega devido à atração entre as folhas ou devido à repulsão entre as páginas dos cadernos; {c} decalque causado por atração entre as folhas; {d} risco de incêndio na impressão rotogravura devido à descarga de centelha entre duas fitas paralelas de papel passando próximas entre si; {e} alimentação deficiente de folhas e cadernos nas máquinas de acabamento.

© 2016 by ROSSI Tecnologia Gráfica. Todos os direitos reservados.