qual o papel da goma-arábica na solução de molhagem?

 

 

Resposta: 
A goma dessensibilizante deve cumprir duas funções: (a) ser hidrófila e ter maior afinidade pela água do que pela tinta; (b) aderir firmemente à superfície metálica da chapa, visto que a goma é solúvel em água e pode ser dissolvida pela própria solução de molhagem durante a impressão.
Diversos produtos naturais ou sintéticos são hidrófilos: goma-arábica, goma de mesquita, metilcelulose, arabogalactan, dextrinas, alginatos, álcool polivinílico e outros. Entretanto, sua habilidade de aderir ao metal varia amplamente. A maioria dessas substâncias consiste de produtos orgânicos, solúveis em água, contendo grupos hidroxila (OH-) em suas moléculas. Acredita-se que os grupos hidroxila sejam parcialmente responsáveis pela natureza hidrófila desses materiais.
Os melhores agentes dessensibilizantes são ácidos orgânicos fracos de elevado peso molecular, chamados ácidos carboxílicos, com grupos carboxílicos (–COOH) em suas moléculas. Esse é o caso da goma-arábica, que é uma mistura de compostos do ácido arábico contendo íons cálcio, potássio e magnésio, um carboidrato de alto peso molecular contendo grupos carboxílicos. 
Em presença de um ácido (fosfórico, por exemplo) estes compostos são convertidos em ácido arábico livre. Acredita-se que os grupos carboxílicos do ácido arábico sejam os responsáveis pela adsorção da goma à superfície metálica da chapa.