quais os processos industriais de impressão digital?

 

 

 

Resposta: 

Jato-de-tinta
Existem diversos sistemas de impressão com jato-de-tinta. O sistema de um bico e o sistema de bicos de arraste são os mais comuns. O sistema de um bico de impressão tem um mecanismo de controle para defletir o fluxo da gota de tinta que forma o ponto, variando sua quantidade. 
O deslocamento lateral, combinado com o movimento linear do suporte ou do objeto, permite a impressão de caracteres e imagens. Vários bicos podem ser combinados para a impressão simultânea de várias linhas de texto.         
É muito utilizado para a personalização de produtos em encadernadoras automáticas de livros e revistas e numa ampla gama de produtos que necessitam numeração e/ou identificação, numa linha de produção ou não, tais como bilhetes de loteria, bilhetes de transporte, cartões de uso geral, convites, encartes, talões de cheque, relatórios e extratos bancários, manuais de instrução com itens personalizados etc. 
O conjunto de bicos emite uma cortina contínua de tinta e permite a impressão com maior resolução, podendo ser usado para imprimir código de barras, logomarcas e outras imagens em bobinas de papéis revestidos muito brilhantes e filmes plásticos opacos e translúcidos, que são usados para decorar pontos-de-vendas, em outdoors, backligths, na decoração de veículos etc.

Laser
As impressoras a laser utilizam um toner em pó e podem imprimir, em média resolução (600x600 dpi), uma ou várias cores de arquivos dtp ou ps. Usam folhas no formato 364 x 521 mm, de papéis não-revestidos até 120 g/m2, imprimindo no máximo 100 ppm. Podem ter acabamento em-linha como dobra, grampo a cavalo e lombada quadrada colada com hot-melt. Podem combinar até 4 tipos diferentes de papéis no mesmo produto e são muito utilizadas para a produção de catálogos, livros de pequena tiragem, folhetos etc.

Eletrografia
Este sofisticado processo de impressão digital pode imprimir toner líquido ou em pó, em folhas ou em bobinas de papéis revestidos ou não, com gramaturas, dependendo da rigidez do substrato, até 250 g/m2 e substratos plásticos ou laminados metálicos. A produção pode alcançar 8 mil folhas por hora no formato A3+, com resolução de até 800 dpi. A versatilidade destes equipamentos permite a produção de uma ampla gama de produtos com até 7 cores.

Magnetografia
Este processo permite a impressão a uma cor, com baixa resolução (200 dpi), em bobinas de papel até 120 g/m2, com velocidade de 400 páginas A4 por minuto. Pode ser usado para a impressão de manuais de produtos e livros.

© 2016 by ROSSI Tecnologia Gráfica. Todos os direitos reservados.