quais os ingredientes do concentrado de solução de molhagem?

 

 

Resposta: 
A maioria dos concentrados de solução de molhagem contém quatro ingredientes básicos: um ácido (fosfórico), um agente umectante (álcool isopropílico), um condicionador de chapa e goma-arábica (ou goma sintética). 
A função do ácido é ajustar o pH da solução e manter as áreas de contragrafismo da chapa dessensibilizadas. 
A função do agente umectante (surfactante) é reduzir a tensão superficial e diminuir a quantidade total de água necessária para molhar a chapa. Surfactantes são compostos orgânicos que, devido a sua estrutura molecular polar, tendem a se concentrar na interface tinta-água e ajudam a manter os dois separados. Quando em excesso, podem causar emulsão.
O condicionador de chapa minimiza a ação corrosiva do ácido sobre o alumínio, aumentando a vida da chapa. 
A goma-arábica é adsorvida nas áreas de contragrafismo da chapa, evitando que esta aceite a tinta, além de protegê-la da umidade e do ataque químico durante as paradas da impressora.
Além da goma e do ácido, a solução de molhagem pode conter nitrato de magnésio (agente tampão e anticorrosivo), álcool (agente tensoativo), cloreto de cobalto (estimulador de secagem), ácido cítrico (redutor da sensibilidade da chapa), silicone (redutor da tensão superficial da água e auxiliar no desprendimento da blanqueta) e outros produtos como: agentes fungicidas, bactericidas, antiespumantes etc.

© 2016 by ROSSI Tecnologia Gráfica. Todos os direitos reservados.