o que são espaços de cores?

 

 

Resposta:

Um espaço de cores é uma área tridimensional onde os três atributos da cor (tom, saturação e luminosidade) podem ser representados e calculados e onde as cores são descritas de acordo com a sua posição relativa aos três eixos que representam a natureza triestímulo da percepção humana de cores.

Espaço de cores CIE - Sistema de mapeamento de cores que emprega valores triestímulos (x,y,z) plotados num diagrama tridimensional para representar uma cor, tal como nos sistema CIELAB, CIE L*a*b* e CIELUV. Os sistemas CIE utilizam os três valores designados luminosidade <lightness> ou sombreamento <darkness>, denotado L ou L*, vermelho-verde (A, a* ou U) e amarelo-azul (B, b* ou V), que podem ser avaliados com um colorímetro e plotados para determinar uma cor particular. O sistema CIE parte da premissa de que o estímulo da cor é proporcionado por combinação de uma fonte de luz, de um objeto e de um observador.

Espaço de cores CMAP - Modelo de cores subtrativas primárias (ciano, magenta, amarelo e preto) empregado nos processos de impressão; caracteriza-se por ser dependente do equipamento de reprodução e não ser intuitivo para edição de cores.

Espaço de cores HLS - Modelo de cores visualmente intuitivo representado por uma figura geométrica (cone duplo) com o uso de três coordenadas: tom, luminosidade (ou luminância) e saturação.

Espaço de cores Hunter L,a,b - Modelo tridimensional, semelhante ao espaço de cores CIE, que emprega três valores  para plotar uma amostra de cor num sistema de coordenadas.

Espaço de cores Lab - Espaço tridimensional, padronizado pela CIE em 1976, que emprega um plano ab e um eixo perpendicular a esse plano para descrever as cores. O eixo a descreve as variações entre vermelho e verde, o eixo b descreve as variações entre azul e amarelo, e o eixo perpendicular descreve as variações de luminosidade. Este é um dos modelos preferidos para a edição de cores em sistemas de editoração eletrônica devido a sua natureza intuitiva e perceptivamente uniforme.

Espaço de cores Munsell - Modelo de cores baseado nos atributos triestímulos: tom, valor e cromaticidade, desenvolvido em 1905 por Alfred Munsell como meio de expressar as relações entre as cores.

Espaço de cores RGB - Modelo de cores aditivas primárias (vermelho, verde e azul) empregado nos scanners e nos monitores de visualização de sistemas computadorizados; caracteriza-se por ser dependente do equipamento de reprodução e não ser intuitivo para edição de cores.