para que servem os secantes?

 

 

Resposta: 
Os secantes são substâncias catalisadoras, constituídas principalmente de sais metálicos, adicionadas à tinta, a fim de acelerar a secagem dos veículos que sofrem oxidação e polimerização. São também chamados de sabões metálicos, e podem ser líquidos ou pastosos, solúveis em óleos e outros solventes. 
Os secantes em pasta são mais lentos do que os secantes líquidos.

A quantidade de secante adicionado à tinta pode variar de 0,5% a 4% dependendo de fatores associados ao pH da solução de molhagem, porosidade do papel, temperatura e umidade relativa do ambiente  etc.. Os secantes a base de cobalto são os mais populares e apresentam coloração violeta, podendo interferir nas cores mais claras. O acetato de cobalto pode ser adicionado à solução de molhagem para estimular a secagem das tintas conforme estas emulsionam. O manganês tem efeito catalisador menos intenso do que o cobalto, porém interfere menos nas cores claras e favorece a aceitação de tintas sobrepostas. Outros secantes são derivados de sabões de lítio, zircônio, cério, cálcio, zinco e ferro.

Alguns secantes, como o cobalto, atuam mais na superfície do filme de tinta, enquanto outros, como o manganês, atuam mais nas camadas internas do filme de tinta.

Quando usados em excesso, os secantes podem causar a secagem prematura da tinta na rolaria da impressora, ou mesmo impedir a secagem da tinta, causando decalque, velatura, escumação e outros problemas.

© 2016 by ROSSI Tecnologia Gráfica. Todos os direitos reservados.