qual a pressão recomendada do rolo entintador sobre a chapa?

 

Resposta: 
O ajuste dos rolos entintadores deve ser feito com pressão leve e uniforme em toda a extensão da chapa. Quando o rolo entintado contata a chapa com a máquina parada, imprime uma estria de largura proporcional à pressão de contato e ao diâmetro do rolo. Em condições ideais, essa estria deve ter largura de 3 a 5 mm, dependendo do diâmetro do rolo.
É importante verificar a faixa de rolo em diferentes posições da chapa, para garantir que o rolo não esteja arqueado ou ovalado. Outra questão é o jogo ou folga devido ao desgaste dos rolamentos ou dos mancais dos rolos. Se existir, os mancais devem ser reparados ou calçados com arruelas.
Rolos ajustados com pressão excessiva ficam empenados, ovalizados e chocam-se contra a dobra da chapa ao passar pelo vão do cilindro, interrompendo o filme de tinta e provocando estrias no impresso uma revolução depois. Por isso, os rolos entintadores têm diâmetros diferentes.
Excesso de pressão, além de danificar os rolos, causa desgaste da chapa, estrias no impresso, entupimento dos pontos reticulares, emulsionamento excessivo de água em tinta e induz ao aumento da acidez da solução de molhagem e problemas de secagem da tinta, velatura e outros inconvenientes.

© 2016 by ROSSI Tecnologia Gráfica. Todos os direitos reservados.