para que serve o rolo anilox?

 

 

Resposta: 
O anilox é um rolo dosador de tinta, feito de aço ou cerâmica, gravado com células pequenas e uniformes que transportam e depositam uma camada fina e controlada de tinta sobre a matriz flexográfica. É também utilizado para aplicar cola ou perfume em produtos “raspe-e-cheire”. Serve também para dosar a quantidade de tinta alimentada no sistema de tintagem de alguns tipos de impressoras rotativas ofsete que utilizam tintas líquidas. 
O rolo anilox é gravado com células de diferentes configurações piramidais; o número de células varia de 80 a 1000 células por polegada; a gravação é feita por equipamentos eletromecânicos ou a laser semelhantes aos usados na rotogravura. Após a gravação, a superfície do cilindro é recoberta com uma camada protetora de cerâmica, a fim de aumentar-lhe a resistência à abrasão; em alguns casos, a gravação é feita na camada cerâmica.

A estrutura das células varia entre pirâmide invertida, quadrangular, tri-helicoidal, hexagonal e canal retangular; na configuração piramidal, todas as células são iguais; a tri-helicoidal é cortada a 45° e é adequada para impressão com tintas muito viscosas; a quadrangular libera a tinta mais facilmente e varia menos em volume na boca do que na base; a hexagonal libera facilmente a tinta e é fácil de cromar e ser revestida com cerâmica; na célula de canal retangular, cada célula é conectada a outras por um canal gravado, apresentando a melhor capacidade de transferência da tinta.           

© 2016 by ROSSI Tecnologia Gráfica. Todos os direitos reservados.