qual a diferença entre as tintas UV e as tintas convencionais?

 

 

Resposta: 
As tintas ultravioleta (UV) são formuladas com certos monômeros e oligômeros acrílicos que polimerizam instantaneamente quando ativadas por radiação eletromagnética de comprimento de onda entre 260 e 360 nm. 
Estes oligômeros/monômeros são moléculas que têm a habilidade para se unir sob determinadas condições, formando extensas moléculas. Conforme o tamanho das moléculas aumenta, o líquido começa a se tornar espesso até se transformar num sólido. Este processo é chamado de polimerização. 
Os monômeros são moléculas com um ou dois grupos reativos, enquanto os oligômeros são monômeros parcialmente polimerizados, usados basicamente para produzir tintas com maior viscosidade. Exemplos de monômeros usados na formulação das tintas UV são o polietileno glicol diacrilato e o tripropileno glicol diacrilato.  
Outro componente  das tintas UV são os pré-polímeros, misturas de polímero e monômero que se constituem na resina do veículo da tinta. Exemplos de pré-polímeros são os uretanos, os epóxidos e os poliésteres. 
A radiação ultravioleta possui energia suficiente apenas para iniciar a reação e, por isso, adiciona-se fotoiniciadores à tinta. Apenas uma pequena quantidade de fotoiniciador, como o benzofenono, inicia a reação de polimerização. Se esta quantidade for insuficiente para processar a reação na velocidade exigida pela impressora, a tinta não estará completamente seca após a impressão. Por outro lado, se a quantidade de fotoiniciador for excessiva, as propriedades do filme de tinta serão prejudicadas e poderá ocorrer a formação de outros produtos. 
As tintas convencionais são dispersões coloidais, muito complexas, constituídas de pigmentos sólidos, de partículas muito pequenas (0,01 a 0,5 µ), dispersos em veículos essencialmente líquidos, que secam por um processo de polimerização oxidativa (óxido-polimerização). São de natureza plástica e suas propriedades físico-químicas são ajustadas de modo a satisfazer aos requisitos do processo, do produto e de uso final dos produtos impressos.

© 2016 by ROSSI Tecnologia Gráfica. Todos os direitos reservados.