qual a importância do veículo da tinta?

 

 

Resposta: 
Veículo é a porção líquida que confere propriedades de fluxo às tintas de impressão. É composto de resinas, óleos, solventes, secantes, ceras e outros componentes, cuja função é transportar o pigmento da tinta, controlar o seu fluxo, secar formando um filme contínuo e flexível e, após a secagem, fixar o pigmento ao suporte. 
O veículo é formulado de acordo com o processo de secagem da tinta; veículos de tintas que secam por absorção são formulados com óleos não-secativos; tintas que secam por oxidação e polimerização são compostas com veículos formulados com óleos secativos; tintas que secam por evaporação são formuladas com veículos à base de resinas e solventes de baixo ponto de ebulição; tintas que secam por precipitação exigem veículos glicólicos solúveis em água dissolvidos numa resina insolúvel.

Algumas tintas secam por uma combinação de processos e são formuladas com veículos que contêm solventes, resinas e óleos secativos, tais como as tintas de assentamento rápido. As tintas de assentamento a frio são formuladas com veículos à base de resina e cera sólida em temperatura ambiente, impressas a quente. As tintas aquarela empregam veículos à base de goma solúvel em água. Os veículos fotorreativos curam através de exposição à radiação ultravioleta, feixe de elétrons e outras.

© 2016 by ROSSI Tecnologia Gráfica. Todos os direitos reservados.