o que é calibragem de um equipamento?

 

Resposta:

É o procedimento de ajuste coletivo, ou conformação, de todos os componentes de um sistema eletrônico de manipulação de imagens, incluindo o monitor de visualização, o scanner e a impressora, de modo que a reprodução de cores apresente a maior consistência possível em relação ao original, em conformidade com os padrões pré-acertados e definidos no processo de caracterização.

Calibragem da imagesetter - Procedimento de ajuste da intensidade da fonte laser da imagesetter de acordo com as variações de densidade do filme (temperatura e tempo de revelação). A densidade da emulsão deve ser próximo de 4.0 e a escala de gris, variando de 0% a 100%, deve reproduzir de modo linearizado quando avaliado com um densitômetro de transmissão, com variação máxima de ± 2%.

Calibragem da impressora - Processo de atualização de valores da componente acromática da impressora, ou correção de linearidade, mantendo a componente cromática inalterada, ou procedimento de acerto da impressora de acordo com as recomendações do manual de operação. Os corantes ou tintas devem ser definidos no perfil da impressora; as variáveis a ser calibradas são a densidade e o ganho-de-ponto, com uma tolerância de 1% e 2%, respectivamente. A impressora é acertada de acordo com os papéis e tintas utilizados; o impressor pode variar o fluxo da tinta, a pressão de impressão, as características da solução de molhagem (pH, condutividade, tensão superficial) e a velocidade do equipamento.

Calibragem do monitor - Processo de correção do ponto branco, da luminosidade e do contraste, ou gama, de modo que o monitor reproduza cores iguais à saída impressa. Esta calibragem é particularmente problemática, visto que a iluminação ambiente varia freqüentemente, alterando o contraste aparente; além disso, as rotinas de calibragem de diferentes aplicativos altera os ajustes do monitor.

Calibragem do scanner - Procedimento de ajuste do balanço de gris (ou balanço de cor) e da resposta tonal a partir de um alvo de calibragem IT8.7/1 ou IT8.7/2, fazendo a comparação entre os valores RGB resultantes com os valores de referência. Todos os equipamentos de entrada, incluindo photo cd e câmeras digitais, devem ser calibrados utilizando o mesmo procedimento básico.

Calibragem dos equipamentos de prova - Procedimento de ajuste do equipamento de modo que as cores da reprodução conformem-se ao perfil definido no procedimento de caracterização. As variáveis da prova são: as cores das tintas, a densidade e o ganho-de-ponto da reprodução; estas devem ser acertadas conforme as variáveis das impressoras.